Criar um ambiente seguro
Criar um ambiente seguro
Criar um ambiente seguro
Criar um ambiente seguro
Criar um ambiente seguro
Como seres humanos, nossa tendência é não querer correr riscos que possam comprometer nossa reputação ou estabilidade. Onde não há clareza ou espaço para diálogo, a tendência é o silêncio. E para que uma equipe possa se desenvolver e crescer, a comunicação é base. Isso porque ela nos ajuda a fincar os pés em espaços seguros, onde podemos ser escutados, acolhidos e tenhamos liberdade para apresentar ideias e resultados.Como seres humanos, nossa tendência é não querer correr riscos que possam comprometer nossa reputação ou estabilidade. Onde não há clareza ou espaço para diálogo, a tendência é o silêncio. E para que uma equipe possa se desenvolver e crescer, a comunicação é base. Isso porque ela nos ajuda a fincar os pés em espaços seguros, onde podemos ser escutados, acolhidos e tenhamos liberdade para apresentar ideias e resultados.
Um artigo publicado na revista Harvard Business Review pelos acadêmicos Constance Noonan Hadley, Mark Mortensen, and Amy C. Edmondson explica como os líderes podem criar esse espaço. “Líderes são dependentes da contribuição, das ideias, das perspectivas, dos talentos e dos insights de seus colaboradores. Ou seja, eles também precisam da segurança psicológica (coletiva) se desejam que a força de trabalho esteja presente e potente”.
PARA A LIDERANÇA: Antes de embarcar em uma ação de segurança psicológica na sua equipe, reserve um tempo para refletir sobre seus próprios medos e comportamentos. O quanto você fala? O quanto você se esconde nos processos? As respostas podem dar pistas sobre o clima de tolerância ao risco que você e seus colaboradores estão expostos. É importante lembrar que, se você descobrir que sua própria segurança psicológica — sua disposição para correr riscos — é baixa, é provável que sua equipe sinta da mesma forma.
Vamos passar por algumas maneiras de implementar um ambiente seguro para o diálogo dentro do seu local de trabalho, de acordo com os autores do artigo:
Para os especialistas, um ambiente seguro e saudável para boa comunicação dentro das organizações se resume a quatro pontos: esclarecer a importância de falar sobre o que se vive, ser transparente sempre que possível e fazer convites para ampliar as trocas.
Quer receber outros conteúdos ? Assine a nossa newsletter!
Quer receber outros conteúdos ? Assine a nossa newsletter!
Quer receber outros conteúdos ? Assine a nossa newsletter!
Quer receber outros conteúdos ? Assine a nossa newsletter!
Quer receber outros conteúdos ? Assine a nossa newsletter!