Moonshot: Apple - uma organização que gira em torno de inovação

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Inovação x Sobrevivência
Rede de Sabedoria #25

O símbolo da maçã mordida, um dos mais reconhecidos do mundo, também pode ser lembrado por sua importância para a inovação. A Apple rompeu barreiras e desenvolveu não apenas produtos, mas uma forma de trabalho que transformou o jeito de criar e prosperar dentro de organizações. A empresa criada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Waynesurgiu como um farol de criatividade e desafiou os limites preestabelecidos. Neste contexto, ela também foi disruptiva na sua estrutura organizacional, onde as decisões são tomadas de forma colaborativa e os especialistas são os líderes de suas áreas.

A notoriedade da Apple por suas inovações em hardware, software e serviços é indiscutível, impulsionando um crescimento notável de cerca de 8.000 funcionários e US$7 bilhões em receita em 1997, quando Steve Jobs retornou, para 137.000 funcionários e US$260 bilhões em em 2019. No entanto, menos conhecidos são os elementos-chave do design organizacional e do modelo de liderança que desempenharam um papel crucial nesse sucesso inovador.

Quando Jobs reassumiu a liderança, a Apple operava com uma estrutura convencional para uma empresa de seu porte, dividida em unidades de negócios descentralizadas. A luta entre gerentes e a falta de inovação resultaram em uma mudança radical. Jobs demitiu todos os gerentes gerais, unificou a empresa e consolidou os departamentos funcionais em uma organização funcional.

O organograma inovador, mantido até hoje, reflete a visão da Apple. Tim Cook, CEO da empresa, é o ponto de convergência para design, engenharia, operações, marketing e varejo de produtos principais. A empresa opera sem gerentes gerais convencionais. Jobs acreditava que os gerentes da Apple deveriam ser especialistas em suas áreas, destacando que os melhores líderes são aqueles que inicialmente eram colaboradores individuais excepcionais.

A abordagem da Apple também se estende aos critérios de avaliação de investimentos e líderes. Ao afastar-se de metas de lucro e custo de curto prazo, a empresa preserva seu compromisso de oferecer os melhores produtos possíveis. Os bônus dos executivos seniores são vinculados ao desempenho geral da empresa, isolando as decisões sobre produtos das pressões financeiras imediatas.

A organização funcional da empresa, é única entre as organizações de grande porte, e demonstra uma conexão vital entre os direitos de decisão e a expertise. Ao contrariar o tradicional, a Apple mantém seu foco na inovação, e integra suas operações de maneira coesa e alinhada à experiência.

Para saber mais: @apple ou apple.com

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