Moonshots: Conheça Yvon Chouinard

Moonshots: Conheça Yvon Chouinard

Moonshots: Conheça Yvon Chouinard

Moonshots: Conheça Yvon Chouinard

Moonshots: Conheça Yvon Chouinard

Uma pílula de inspiração 

Prancheta 60

Tudo começou com uma paixão por montanhas e o desejo de chegar ao topo. O americano Yvon Chouinard era um alpinista e aventureiro curioso que no início dos anos 70 resolveu criar os próprios equipamentos de escalada. Ele queria produtos de alta qualidade, duráveis e que, principalmente, fossem respeitosos com o meio ambiente. Essa experiência foi fundamental para o desenvolvimento da sua empresa, Patagonia. E assim nasceu uma abordagem de negócios inovadora.

Mais de 50 anos depois, Chouinard tem não apenas uma empresa de sucesso, mas também um exemplo de práticas comerciais e de recursos humanos sustentáveis e de cultura organizacional. Ele se tornou um verdadeiro pioneiro ao buscar soluções ecológicas, que mais tarde se tornaram os alicerces da cultura da Patagonia. A visão de Yvon - de uma empresa que contribuísse para um mundo melhor e preservasse o planeta - inspirou seus funcionários a abraçarem a mesma paixão.

A Patagonia entende que a sustentabilidade não é apenas uma palavra de ordem, mas um valor que permeia cada decisão tomada e cada ação realizada. Os funcionários são mais do que colaboradores, são uma extensão da missão da empresa. Com uma abordagem centrada nas pessoas, a empresa incentiva horários de trabalho flexíveis, permitindo que os funcionários desfrutem de atividades que tenham conexão com a natureza. Essa valorização do bem-estar resulta em funcionários mais engajados e comprometidos com os valores da empresa.

A empresa foi uma das pioneiras na preocupação com a assistência médica e licença de maternidade e paternidade remuneradas. Eles criaram a política “Let My People Go Surfing Policy”, que permite aos colaboradores ter a liberdade de usufruir de atividades ao ar livre, assim como uma folga à sexta-feira, a cada duas semanas. A consequência dessa cultura organizacional eficaz é a baixa taxa de rotatividade de funcionários.

Uma outra iniciativa notável da Patagonia é o programa "Worn Wear", que incentiva os clientes a reparar e prolongar a vida útil de seus produtos, em vez de descartá-los. A empresa oferece serviços de reparo gratuitos e disponibiliza guias para os clientes aprenderem a fazer reparos por conta própria.

A empresa tem uma abordagem única em relação à cultura organizacional e aos negócios. Ela busca equilibrar o sucesso financeiro com a proteção do meio ambiente e a responsabilidade social. A Patagonia acredita que é possível ser uma empresa lucrativa e ao mesmo tempo cuidar do planeta.

No ano passado, Chouinard publicou uma carta aberta onde disse que “A Terra é agora o nosso único acionista”, e que os lucros da marca Patagonia vão passar a ser geridos e investidos no combate às mudanças climáticas.

Para saber mais: @patagonia ou www.patagonia.com

Quer receber outros conteúdos ? Assine a nossa newsletter!

Quer receber outros conteúdos ? Assine a nossa newsletter!

Quer receber outros conteúdos ? Assine a nossa newsletter!

Quer receber outros conteúdos ? Assine a nossa newsletter!

Quer receber outros conteúdos ? Assine a nossa newsletter!

VEJA TAMBÉM

VEJA TAMBÉM

VEJA TAMBÉM