Não está perfeito e nem do jeito que você faria…

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Não está perfeito e nem do jeito que você faria

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Qual foi a última vez que você delegou?
Rede de Sabedoria #23 

A capacidade de delegar não é tão natural quanto parece, mas está entre as principais competências atuais tanto para lideranças quanto para colaboradores. Sabemos da importância de distribuir tarefas para construir um ambiente de trabalho motivador e produtivo, mas muitas vezes nos deparamos com o desafio de como adotar esta prática.

Como seres humanos, o nosso instinto é resolver. Apesar de parecer mais fácil executar do que delegar, o desafio da liderança passa por criar uma cultura de aprendizado nas organizações, garantindo que cada um saiba o que fazer e como fazer. E ainda, que cada um seja capaz de passar esse conhecimento adiante. Algumas estratégias podem ser úteis para os gestores aprimorarem a arte de delegar.

De acordo com a especialista em liderança, Kelly Thompson, o primeiro passo é mudar sua mentalidade de "executor" para "líder". Uma das práticas sugeridas pela pesquisadora em um artigo da Harvard Business Review é reservar alguns minutos para pensar quais são seus valores como líder. Qual legado sua liderança quer construir?

Além disso, é importante aceitar o desconforto do processo de aprendizado. Deixar seu time resolver é entender que não vai ser tudo perfeito e não necessariamente do jeito que você faria. No entanto, esses momentos desconfortáveis são decisivos no processo de aprendizagem, tanto do líder quanto do time.

Outra maneira de fazer com que esse processo seja mais orgânico é identificar tarefas de alto e baixo impacto. E entender que talvez uma tarefa fácil para você seja uma oportunidade de desenvolvimento para outra pessoa. Deixe-os experimentar tarefas de baixo risco, por exemplo, fazendo uma apresentação em uma reunião de equipe em vez de na frente de um cliente ou CEO. 

Thompson também nos lembra de exercer compaixão durante os momentos que precisamos delegar e nos encoraja a abrir mão do controle. "Isso não significa tolerar descuidos", ela escreve. "Significa oferecer compreensão diante de alguém que não está fazendo algo exatamente como você faria".

Takeaways

Takeaways

  • Saber delegar e pedir ajuda.
  • Mudar o mindset, deixando de lado o perfil executor e assumindo o papel de líder.
  • Aceitar o desconforto do aprendizado e deixar que os colaboradores consigam resolver tarefas por conta própria.

  

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