Para construir uma cultura de conexão

Para construir uma cultura de conexão

Para construir uma cultura de conexão

Para construir uma cultura de conexão

Para construir uma cultura de conexão

Conexões no trabalho
Rede de Sabedoria #26

Separamos aqui práticas indicadas por especialistas que podem auxiliar na construção de relacionamentos e conexões mais forte dentro das equipes:

1. Transforme os momentos de conexão em rituais

Criar momentos para que as conexões possam prosperar, com troca e diálogo, são essenciais e precisam fazer parte da rotina. Segundo Shasta Nelson, autora do livro The Business of Friendship, "amizades não acontecem por acaso", elas prosperam com positividade, vulnerabilidade e consistência. Para manter uma cultura de conexão, é essencial criar rituais consistentes dos quais fazem parte elogios, feedbacks, compartilhamento e apreciação contínuos. Algumas empresas adotam a prática da "Segunda da Gratidão", na qual os funcionários iniciam cada semana compartilhando algo pelo qual são gratos. Outras têm o ritual de contar histórias às sextas-feiras, permitindo que diferentes membros da equipe compartilhem narrativas pessoais ou invenções criativas. Esses rituais não apenas aproximam como também demonstram a importância de se sentir visto e pertencente ao ambiente de trabalho.

 

2. Crie momentos de integração

2. Crie momentos de integração

Os momentos de integração no trabalho desempenham um papel fundamental na criação de laços e amizades, especialmente em um cenário pós-pandemia. Eles podem ter forma de check-in ou momentos de troca de canais dentro da empresa. Num artigo da Harvard Business Review,  Joanna Miller, responsável pelo aprendizado e desenvolvimento na Asana, compartilhou sua vivência na criação de experiências de integração virtual para 150 gerentes em 10 países desde o início da pandemia. 

Um dos exemplos de integração é o “Board of Advisors”, algo como “quadro de conselhos”. Neste exercício, novos gerentes compartilham suas perguntas mais urgentes, permitindo que outros ofereçam conselhos, ideias e apoio. Assim, os novos gerentes criaram um ambiente seguro para receber ajuda e, assim, experimentaram segurança psicológica necessária para admitir erros, fazer perguntas e explorar novas abordagens. Esse tipo de integração não apenas estimula o apoio mútuo como também cria um terreno fértil para conexões mais profundas.

3. Faça perguntas

Algumas perguntas podem ser feitas pelo menos uma vez por semana: O que você amou na semana passada? O que você detestou? O que posso fazer para ajudar?

Fazer regularmente esses tipos de questionamento pode fazer as pessoas se sentirem ouvidas e incluídas. Suas respostas também começam a criar uma imagem de quem são e o que estão sentindo. Essas informações podem ser cruciais ao desenvolver programas de retenção e melhoria de desempenho.

Takeaways

  • Criar relações dentro do trabalho influencia diretamente no engajamento, no resultado e na retenção de talentos dentro das empresas.
  • Culturas conectadas criam novas oportunidades para equipes, quebram barreiras e garantem que todos se sintam ouvidos e envolvidos.
  • Faça com que os momentos de conexão no local de trabalho se tornem um ritual.
  • Os momentos de integração entre a equipe podem acontecer com frequência e fora do escopo dos negócios.

O Programa de Liderança e Gestão de Pessoas da Wisnet aborda de forma personalizada assuntos como "escuta ativa" e "arte de fazer perguntas" como instrumento para melhorar as relações dentro dos times.

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